Apresentação do Projeto Centenário

29244656 2001413866785641 2222531634492604416 o

Alunos, docentes ativos, funcionários,  docentes aposentados  e convidados durante a apresentação do diretor José Antonio Visintin

Foto: Ernani Coimbra

Publicado em 26/3/2018

No dia 14 de março, a Comissão do Centenário da FMVZ-USP apresentou  as atividades previstas para as comemorações da criação do curso de Medicina Veterinária que completa 100 anos, no dia 18 de dezembro de 2019. Estiveram presentes alunos, funcionários e professores, o presidente do Conselho Regional de Medicina veterinária e ex-aluno Mário Pulga; os ex-docentes Arani Nanci Bomfim Mariana, Idercio Luiz Sinhorini, José de Angelis Cortes, Masaio Mizuno Ishizuka, Pedro Primo Bombonato, Raul Gastão Mucciolo.

O diretor José Antonio Visintin apresentou os dados históricos já conhecidos sobre as origens do segundo mais antigo curso do país.

Cronologia

O curso de Medicina Veterinária que deu origem à FMVZ-USP foi criado em 18 de dezembro de 1919, no Instituto de Veterinária que ficava nas dependências do Instituto Butantan, em São Paulo/Capital.  Em abril de 1924, passou a funcionar na Rua Pires da Mota nº 1, no bairro Aclimação. Em 1928, passa a se chamar Escola de Medicina Veterinária de São Paulo e esta foi uma das sete instituições de ensino superior que deram origem à Universidade de São Paulo, em 1934. No dia 19 de dezembro do mesmo ano, passa a se chamar Faculdade de Medicina Veterinária (FMV) da USP.

Em 1957, a FMV passou a contar com uma das melhores infraestruturas na área de produção animal do Brasil, após a incorporação de uma fazenda, com 2,2 mil hectares, localizada em Pirassununga. É o maior campus da USP em extensão territorial, onde atualmente funcionam o Departamento de Nutrição Animal e as atividades dos demais cinco departamentos da Capital.

A partir do final da década de 1960, os departamentos da FMV foram transferidos para os barracões da Cidade Universitária, que ficavam em frente à Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Lá ficaram até a construção do prédio atual, na Av. Professor Dr. Orlando Marques de Paiva, 87, cujas obras se iniciaram na década de 1980. Em 1965, a FMV foi a primeira instituição brasileira a oferecer curso de pós-graduação na área.  Em 1969, passa a ser denominada Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ).  O Hospital Veterinário (Hovet) foi criado em 1981, considerado pioneiro no Brasil na realização de atendimentos por especialidades.

Na sequência, Visintin apresentou  a programação de atividades comemorativas. Destacou o concurso para a escolha do símbolo do Centenário que dará R$ 2.500 em prêmio e envolverá toda a comunidade (ativa e inativa). Saiba como participar aqui.

Programação Festiva

CRONOGRAMA ATIVIDADES FESTIVAS FINAL
Visintin ressaltou a importância do envolvimento de toda a comunidade da Faculdade para que as atividades acima sejam executadas.

A Comissão do Centenário da FMVZ-USP é formada pelo diretor José Antonio Visintin; pelos professores Fernando José Benesi, Marcos Veiga dos Santos e Andrea Micke Moreno;  pelo presidente da Comissão de Ex-alunos Glaucio Assis e a ex-aluna Sueli Stringari; pelos professores aposentados Eduardo Harry Birgel; Angelo João Stopiglia e Ricardo de Albuquerque; e o ex-docente Durval Araújo; além dos servidores Daniel Dias, Ivete Fortunato, Joana Vasconcelos e Maurício Candido da Silva.

Confira as fotos da apresentação do Projeto.