Professor da FMVZ-USP está entre os mais importantes nomes do agronegócio

Foto: Ernani Coimbra

Publicado em 04/12/2017

Professor Pietro Sampaio Baruselli, do Departamento de Reprodução Animal, (VRA) é um dos profissionais mais influentes do agronegócio brasileiro, segundo a revista Dinheiro Rural, publicada pela Editora Três. Na área de Universidade e Pesquisa, ele figura entre os 100 mais importantes nomes por seu trabalho em reprodução animal, que tem incentivado o uso de tecnologias reprodutivas em propriedades de produção de carne. Ele afirmou à Revista, que a técnica da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) traz impactos significativos na reprodução e no retorno econômico da pecuária. Com isso, a tecnologia tem crescido. Enquanto o sêmen empregado na inseminação artificial caiu de 7 milhões de doses para cerca de 1,4 milhão de doses, entre 2002 e 2016, a IATF saltou de 140 mil doses para 11 milhões de doses.

Baruselli é professor do VRA da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP desde 1998 e pesquisador nível 1A do CNPq desde 2013. É representante brasileiro junto ao Standing Committee do International Congress of Animal Reproduction (ICAR; 2008 a 2020) e membro do Executive Committee do ICAR (2012 a 2020) e representante brasileiro junto à International Buffalo Federation (IBF; desde 2010).

A Revista, editada há 14 anos, ouviu produtores e pessoas do setor agropecuário, com o objetivo de identificar os 100 profissionais com maior contribuição para o crescimento do setor em áreas como Governo, Inovação e Tecnologia, Iniciativa Sustentável, Bionergia, Universidade e Pesquisa, entre outras.

Segundo a Revista, o avanço tecnológico só foi possível pelo trabalho incansável das pesquisas vindas das universidades e institutos brasileiros. É esse braço que eleva a produtividade no campo.