Logo USP

facebook

english

español

Vídeo educativo sobre bem-estar animal no MAV

 mav totem

Foto: Ernani Coimbra

 Publicado em 10/10/2017

A partir do mês de setembro, o Museu de Anatomia Veterinária (MAV) da FMVZ-USP passou a apresentar ao público visitante o vídeo educativo ‘bem-estar animal e zoonoses’ cujo objetivo é ampliar e aprofundar o debate sobre a importância da posse responsável de animais, a ética no uso de animais em pesquisas e aspectos relacionados à saúde pública. 

Com três minutos de duração, o material  mostra a importância do respeito às características naturais da vida, assim como sobre o que é zoonose e a relação direta entre saúde animal e saúde dos seres humanos. Apresenta didaticamente os temas: Conceito de bem-estar na Medicina-Veterinária; Como saber se o animal possui bem-estar e as Cinco Liberdades que caracterizam o bem-estar. 

Parte do projeto foi viabilizado por meio do 2º Edital Santander/USP/FUSP de Direitos Fundamentais e Políticas Públicas da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária que custeou a terceirização da produção e edição do vídeo. Envolveu a participação do professor Francisco Javier Hernandez Blazquez, chefe da Seção Técnica do Museu, Mauricio Candido da Silva, especialista em Museologia e pelos bolsistas do Programa Unificado de Bolsas/PRG-USP e alunos da FMVZ Carlos Eduardo da Silva e Sarah Raquel Jesus Santos Simões.

Segundo  Silva,  também faz parte do objetivo desse projeto o aperfeiçoamento do sistema de comunicação museológica das informações contidas na exposição do MAV, com finalidade de melhorar os conteúdos do Programa Educativo desenvolvido e compartilhado com o público do Museu. Ressalta que “o projeto reafirma o papel de um museu de unidade de ensino dentro da universidade para o exercício da extensão universitária”.