Logo USP

facebook

english

español

FMVZ promove atividades na Semana USP de Ciência e Tecnologia

 SEMANA TV FACE

Publicado em 6/10/2017 

De 23 a 28 de outubro, dezenas de atividades gratuitas serão oferecidas na capital, no campus Butantã, no Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Parque CienTec), na Água Funda, no Centro Universitário Maria Antonia da USP e nos campi do interior do estado. É a Semana USP de Ciência e Tecnologia 2017, cujo intuito é proporcionar a divulgação e interação com atividades científicas e tecnológicas desenvolvidas pela USP. Com linguagem acessível e o auxílio de especialistas, pretende-se estimular a curiosidade e motivar a população a refletir e discutir os impactos que a ciência e a tecnologia podem gerar em benefício da sociedade. O tema do evento deste ano é Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza. A programação completa em todo o país pode ser encontrada no site oficial da Semana.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Participação da FMVZ-USP

Roda de Conversa é a ação que abordará “A Proporção Áurea na Anatomia Animal”, no Museu de Anatomia Veterinária (MAV) da FMVZ-USP. Resultante da parceria entre a Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) e o Museu, o objetivo é mostrar como a matemática está em tudo. Será apresentado o conceito da Razão Áurea e sua relação com as estruturas anatômicas em diferentes animais e plantas. Serão analisados o crescimento de uma concha do Nautilus (animais marinhos encontrados no Oceano Pacífico), a proporção do tamanho de ossos nos seres humanos, a cauda do camaleão e as asas e voos de aves predadoras, como gavião, falcão e águia, entre outros. A atividade será conduzida pelo aluno de graduação do Instituto de Matemática e Estatística da USP, Lucas Belo, bolsista do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática.

Datas e horários oferecidos

 24/10, das 12h às 13h

 26/10, das 14h às 15h

 28/10, das 10h às 11h

A segunda atividade, que também acontece no MAV, é a palestra “A Matemática na Epidemiologia”, proferida pelo professor José Henrique Hildebrand Grisi Filho, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da FMVZ. Será disponibilizada uma interface computacional interativa, em que o visitante poderá explorar modelos matemáticos aplicados no estudo de epidemias. Uma equipe estará disponível para tirar dúvidas.

Datas e horários oferecidos

 26/10, das 14h às 16h

28/10, das 10h às 12h

Endereço do Museu de Anatomia Veterinária: Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87 - Butantã, São Paulo, SP, CEP 05508-270.