Novos vídeos sobre alimentação segura

imagem materia

Alunos de graduação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP disponibilizam mais seis vídeos que esclarecem, em linguagem lúdica e bastante didática, questões sobre fabricação e cuidados com alimentos, peixe fresco, ovos e alimentos orgânicos. O material é parte do Projeto Alimentos – Veterinária USP, que conta agora com 21 produções disponibilizadas no youtube,  e é coordenado  pela professora Simone de Carvalho Balian, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal, do médico veterinário e mestre André Luiz Assi e do engenheiro de pesca e doutorando Werner Martins.

Iniciado em 2014, o projeto faz parte da disciplina “Inspeção Sanitária dos Produtos de Origem Animal”, cursada pelos estudantes de Medicina Veterinária, alinhada com a extensão universitária, um dos três eixos vocacionais da Universidade de São Paulo. Tem como foco tornar o conhecimento técnico-científico acessível à população e proporcionar aos graduandos a aplicação prática dos conteúdos.

De acordo com a professora Simone “o objetivo é apresentar conceitos importantes sobre produção e compra de alimentos, qualidade de vida, oferecendo aos estudantes a oportunidade diferenciada de produzir algo em retribuição à sociedade e uma experiência relevante para a vida profissional, independente da área de atuação pretendida”.

Confira os novos vídeos

Como se Faz Salsicha?
Tem o intuito de informar como se faz salsicha, com os detalhes e cuidados que tornam um alimento seguro de ser consumido.

Produção:  Alexandre Novaes e Julia Riba.

Você sabia? – Carne de Baiacu
O objetivo é informar ao consumidor os cuidados no consumo de carne de baiacu, em especial na culinária oriental.

Produção: Christine Henriques dos Santos, Jéssica Leitão Candido da Silva, Nathalia Harumi S. Aisai e Ticiana Brasil Ervendosa.

O que é preciso saber sobre o peixe fresco?
Apresenta os conhecimentos básicos sobre o peixe fresco, os cuidados necessários para garantir sua qualidade.

Produção: Daphnis Oliveira, Diego Venturini, Gabriela Ardengue e Gabrielle Brok.

Alimentos Orgânicos
Informa  o que é um produto orgânico.

Produção: Caroline Topan da Silva, Lais Mayumi Imamura, Lygia Guidi Galvão e Tatiane Lusivo Rosa.

Ovos: Entenda a diferença entre eles
Fala sobre a diferença entre os tipos de ovos.

Produção: Barbara Tozzi, Iandara Gouvea e Marcella Ambrosio.

Boas práticas em casa
Mostra o dia a dia de manipulação de alimentos, apontando alguns erros comuns e os riscos que podem trazer à saúde de quem consumir os alimentos.

Produção:Gabriela Dablan, Giulia Brunetti, Julia Hupfeld e Lia Perazza.