Logo USP

facebook

english

español

FMVZ-USP inaugura centro de pesquisa em parceria com a Premier Pet

CEPEN

 

 

25/8/2017 - Com informações do site da Premier Pet

No dia 24, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia  (FMVZ) da USP inaugurou, em Pirassununga/SP, o Centro de Pesquisas em Nutrologia de Cães e Gatos (Cepen Pet). Trata-se da maior parceria entre iniciativa privada do setor pet e o mundo acadêmico. Com investimento total de R$ 3 milhões, o projeto é uma realização da empresa PremieR pet junto à FMVZ, fruto de um convênio técnico-científico que visa incentivar a pesquisa em nutrição de cães e gatos no Brasil.

O Cepen Pet está localizado nas dependências da FMVZ no Campus Fernando Costa. Oferece 1.200m2 de área construída e infraestrutura completa: auditório, sala de aula para 100 alunos, sala de reuniões, canil com boxes individuais e gatil com áreas interna e externa para abrigar entre 20 e 50 animais, laboratório equipado para análises clínicas, sala de matérias-primas, ambulatório, sala de banho e tosa, dormitórios para estudantes e escritório administrativo.

Projeto inovador

O  Centro traz para o Brasil um modelo bem-sucedido de universidades internacionais. “Ele associa iniciativa privada, universidade e comunidade em prol da realização de pesquisas de alto nível e impacto nas áreas de Nutrição e Nutrição Clínica de Cães e Gatos; sendo esta última, disciplina obrigatória na grade curricular da FMVZ”, explica o professor Márcio Antonio Brunetto. Ele acompanhou desde o início o desenvolvimento do projeto e envolveu-se diretamente na coordenação para garantir que a estrutura física atendesse todas as necessidades de um espaço de referência internacional.

“É um projeto modelo que muito nos orgulha! Nos preocupamos em garantir uma estrutura completa, moderna e altamente equipada, em um ambiente saudável para estudantes e animais, onde todas as necessidades de cuidados e bem-estar serão atendidas segundo rigorosas normas internacionais”, destaca Brunetto.

Segundo o diretor da FMVZ, professor José Antonio Visintin, o potencial de desenvolvimento do segmento de pet food faz com que a busca por ingredientes alternativos para formulação de alimentos, implementação de novas pesquisas e formação de profissionais qualificados seja crescente a cada ano. “Este cenário faz do Cepen Pet um empreendimento referência no Brasil e na América Latina. Ele oferece todas as condições necessárias ao desenvolvimento de pesquisas de ponta, desenvolvimento e utilização de novas tecnologias, bem como a formação de especialistas na área de nutrologia de cães e gatos. Toda essa infraestrutura traz uma forte contribuição para as condições de ensino e para receber e alojar estudantes provindos de outros estados e países," comemora.

“Temos a inovação em nosso DNA e sempre trabalhamos para incentivar a geração de conhecimento científico na área. Temos fortes parcerias com universidades, programas de apoio e patrocínio à pesquisa, e muito orgulho em abrigar um celeiro de novos conhecimentos. Agora com o Cepen Pet estamos expandindo horizontes e contribuindo para potencializar ainda mais a geração de conhecimento científico e inovação dentro do universo acadêmico. Graduandos e pós-graduandos terão mais acesso às disciplinas teóricas e práticas relacionadas à nutrologia, além de estágios e programas de aprimoramento. Com tudo isso, temos certeza que poderemos oferecer cada vez mais produtos com conceitos nutricionais diferenciados e inovadores no mercado pet”, afirma Madalena Spinazzola, diretora de planejamento estratégico e marketing corporativo da PremieR Pet.

Para o reitor Marco Antonio Zago, presente na cerimônia de inauguração, parcerias entre a inciativa privada e a academia, para desenvolvimento de recursos humanos e novas tecnologias, geram riquezas para o país e estas retornam para a academia na forma de repasse de parte do ICMS, que financia a Universidade.

 reitor

Da esquerda para a direita: O diretor  José Antonio Visintin, o reitor Marco Antonio Zago, o coordenador do Cepen, Márcio Brunetto, o diretor da Premier Pet, Flávio Maluf, o chefe do Departamento de Nutrição Animal, Marcos Veiga dos Santos e o prefeito do campus de Pirassununga, Flávio Vieira Meirelles

 

Confira as fotos do evento aqui.