Clínica Ambulante: atendimentos a pequenas e médias propriedade rurais

imagem vaca movel

Atendimento clínico realizado por médico veterinário residente e pós-graduanda na fazenda Yakult, em Bragança Paulista, parceira    do Projeto  -  Foto: Acervo do Projeto Clínica Ambulante

Publicado em 14/6/2017 - Por Adriana Carrer

Vinculada ao Hospital Veterinário (Hovet) da FMVZ USP, a Clínica Ambulante é um projeto que atende casos clínicos em São Paulo e Minas Gerais. Com 70 propriedades parceiras, a Clínica atendeu mais de 1,5 mil bovinos e pequenos ruminantes só em 2015. Criado há mais de 35 anos, o projeto representa hoje importante ferramenta de cultura e extensão da Faculdade como retorno à sociedade.

São três os objetivos envolvidos: atender as necessidades dos pequenos e médios produtores; triar casos clínicos a serem encaminhados ao Hospital Veterinário, para o uso em aulas práticas, e triar propriedades para consultorias durante a disciplina de Clínica Médica de Ruminantes.

Os registros do projeto demonstram que as atividades da Clínica iniciaram em 1972 e eram vinculadas ao antigo Hospital de Grandes Animais, que posteriormente originou o serviço de Clínica de Bovinos e Pequenos Ruminantes. A Clínica Ambulante atualmente presta serviços de consultoria técnica para pequenas e médias propriedades rurais.

Os médicos veterinários envolvidos realizam atendimentos no local onde os animais são criados. “Pensando em bem-estar animal, acaba sendo mais fácil irmos até a fazenda para o atendimento, sem a necessidade de transportá-los, além de mudanças no seu habitat natural”, defende a professora e vice-chefe do Serviço de Clínica de Bovinos, Viviani Gomes.

A Clínica leva alunos de graduação, residentes e pós-graduandos do Hovet até propriedades no interior, com perímetro de aproximadamento 300 quilômetros da Faculdade. O retorno desse trabalho é uma troca de aprendizagem: os alunos têm a oportunidade de tratar os animais e o proprietário recebe o auxílio veterinário de qualidade por um preço acessível.

vaca movel

Aula prática da disciplina de Clínica Médica de Ruminantes na Fazenda Yakult em Bragança Paulista - Foto: Acervo do Projeto Clínica Ambulante

Contribuição

Como projeto de extensão, a Clínica Ambulante representa uma ação importante da universidade junto ao público externo. O projeto compartilha o conhecimento produzido na instituição e se insere na comunidade para transformar a realidade social. Os alunos acabam mudando suas concepções quando vivenciam as problemáticas das fazendas, querem ajudar e se envolver com aquela realidade. Os atendimentos geram aprendizado e coloboração entre os proprietários e alunos envolvidos no projeto", argumenta Viviani.

Diagnóstico

O grupo de 20 a 25 profissionais envolvidos na visita, entre professor responsável, médico veterinário residente do Hovet, alunos da pós-graduação e graduação, realizam o levantamento de todas as condições da propriedade, redigindo a “leitura da fazenda”. “Nós temos os residentes, que trabalham todo dia, os alunos da difusão que estão de plantão naquele mês em um sistema de rodízio e o professor é o de plantão da semana, que passa a ser o responsável pela visita”, explica a professora. As principais queixas estão assossiadas a problemas de dieta, manejo e instalações do gado, que podem atuar como fatores de risco para ocorrência de um conjunto de doenças.

Informações a respeito da vegetação, clima, abastecimento hídrico, pastagem, divisão dos piquetes, dieta, manejo sanitário do rebanho são relatadas neste documento. São realizados exames físicos, coleta de material biológico para exames, como amostras de sangue e fezes. As atividades são todas planejadas e personalizadas de acordo com o problema relatado pelos produtores em cada fazenda.

“Também melhoramos nossa coleta de dados em relação ao projeto nos últimos anos”, afirma Viviani. A equipe mantém um caderno de registro e relatório sobre cada visita. Esse material serve para registrar o atendimento e fornece direcionamento para o que vai retornar para o produtor como plano de melhorias.

A professora Viviani explica que após as visitas são realizadas reuniões entre os membros da equipe para a discussão dos problemas detectados e confecção de protocolos de melhoria visando a redução de doenças no rebanho com impacto na rentabilidade do produtor. Na maioria dos casos, a propriedade recebe mais de uma visita para que a Clínica Ambulante consiga acompanhar os resultados da contribuição.

vaca movel Easy Resize

Atendimento a bezerrinho da Fazenda São Caetano, localizada em Tambaú - Foto: Acervo do Projeto Clínica Móvel

Agendamento

O interessado em ter acesso aos seviços da Clínica Ambulante deve ligar para o Hovet e relatar o problema que enfrenta em sua propriedade e com seus animais.  Em seguida os residentes e professores de plantão no Hospital Veterinário são acionados para agendar uma data para visitação e preparar o roteiro da vistoria. “Muitos já nos conhecem e procuram nossos serviços por confiar no trabalho”, afirma Viviani.

O Vaca Móvel, apelido dado para as caminhonetes que fazem o atendimento nas fazendas, pertence à frota da FMVZ-USP e é equipado com caixas de materiais, instrumentos e medicamentos a serem usados durante os atendimentos. “Hoje, nossa agenda está cheia, fazemos uma média de três visitas por semana”, relata Viviani. Empresas parceiras auxiliam com a doação de medicamentos usados pelos alunos nas propriedades.