Logo USP

facebook

english

español

Oficina para professores da FMVZ traz nova metodologia de ensino

TBL site

Professor Fábio Gregori no evento "Inteligência Coletiva" de 2016                                                                  Foto: Ernani Coimbra

Por Adriana Carrer – Publicado em 10/4/2017

Acontece no dia 19 de abril, a Oficina Team-Based Learning (TBL) (Aprendizagem Baseada em Times) com participação restrita a docentes da FMVZ USP. Com a coordenação do Grupo de Apoio Pedagógico da Comissão de Graduação, a oficina é parte integrante do ciclo de encontros “Ensino de Graduação: inteligência coletiva”, que visa o compartilhamento de experiências com os demais professores da Faculdade para aprimorar o ensino na graduação.

A concepção didática da TBL surge como uma nova metodologia de ensino e tem sua fundamentação teórica no construtivismo, em que o professor se torna facilitador para a aprendizagem dos educandos em um ambiente que privilegia a igualdade. Dessa forma, o TBL pode complementar cursos com aulas expositivas ou metodologias tradicionais de ensino, permitindo o maior protagonismo do educando com base na reflexão sobre a prática.

Abordagem muito utilizada nas áreas médicas, é direcionada para turmas com muitos alunos, possibilitando formar em uma sala de aula grupos que tenham entre cinco  e sete equipes. Com princípios baseados na aprendizagem de adultos, a metodologia valoriza a responsabilidade individual mesmo dentro do coletivo e é motivadora para aplicação dos conhecimentos adquiridos para resolução de questões nas práticas profissionais.

A oficina acontece dia 19 de abril, das 13 às 16 horas, no auditório Pau-Brasil, e será mediada pelo professor Fábio Gregori, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal (VPS). Para se inscrever, basta preencher esse formulário com nome e departamento. Para anteceder a oficina, é recomendada a leitura prévia do artigo disponível aqui.