Docente da FMVZ-USP recebe prêmio de repercussão nacional

editIMG 5038

Professor Romualdo S. Fukushima  e o pós-graduando Alejandro Velásquez, ambos segurando a condecoração. Ao centro e à direita o Dr. Iran Borges (presidente da SBZ e professor da UFMG) e o  Dr. Marcelo Teixeira Rodrigues (editor da Revista Brasileira de Zootecnia e professor da UF de Viçosa-MG)

Com o artigo "Utilization of equations to predict carbohydrate fractions in some tropical grasses", o Professor Romualdo S. Fukushima, do Departamento de Nutrição e Produção Animal (VNP), da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP recebeu o prêmio “Geraldo Gonçalves Carneiro” de melhor artigo científico publicado no ano de 2015, durante a 53ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ). Evento que aconteceu em Gramado, (RS), de 1 a 4 de agosto de 2016.

O artigo foi publicado no periódico Animal Feed Science and Technology, da Editora Elsevier, em coautoria com alunos de pós-graduação da FMVZ Carolina Bacha, Adriana Fuzeto, Ana Carolina Port e Alejandro Velásquez, e o docente Valdo Rodrigues Herling, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP. Segundo Fukushima, o estudo aponta falhas e apresenta correções na estimativa de teores de carboidratos em alimentos fornecidos aos animais de produção, ao comparar equações propostas por um grupo de pesquisadores da Cornell University, de Nova Iorque (EUA) com as equações propostas por sua equipe, batizadas como ‘Equações USP’.  “A estimativa correta de teores de carboidratos na alimentação dos animais é importante para que estes recebam a alimentação adequada para executar suas funções, ou seja, fornecer alimentos para a humanidade”, explica o pesquisador.

Ao apontar erros nas equações do pessoal de Cornell, o docente deixa claro que não é porque são autores estrangeiros, americanos ou europeus, que não possam cometer equívocos. Ele também enfatiza que “as agências de fomento à pesquisa, e os outros órgãos decisórios de bolsas e/ou auxílios, precisam ponderar que a importância da ‘qualidade’ dos artigos científicos deve se sobrepor ao critério de ‘quantidade’, enfatiza. Ele destaca que a Fapesp já pratica esta conduta através da Súmula Curricular, com a inserção de indicadores acadêmicos do tipo Google Scholar e outros.

O professor Fukushima concorreu ao prêmio “Geraldo Gonçalves Carneiro” duas vezes e ganhou nas duas. A primeira foi na reunião da SBZ que ocorreu em Maringá (PR), em 2009. Ambos os trabalhos foram financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).