Convênio entre FMVZ-USP e Universidade da Bélgica poderá ser ampliado

Link 1

Os visitantes entre os professores Enrico Lippi Ortolani e Bruno Cogliati

Foto: Rafael Covanzi/FMVZ-USP

Vrije Universiteit Brussel (VUB) envia representantes ao Brasil, pela primeira vez, com o objetivo de conhecer o país, as políticas de fomento e identificar possíveis parceiros para convênios e outras parcerias com instituições de pesquisa e empresas.

A VUB é uma universidade de língua holandesa localizada em Bruxelas, na Bélgica e embora não possua curso de Veterinária, há interesse no desenvolvimento de pesquisas em áreas correlatas.

Os representantes foram a Dra. Jacqueline Couder, responsável por Relações Internacionais, os Professores Jan Cornelis que é Vice-Reitor de Internacionalização e o Professor Mathieu Vinhen. Eles foram recebidos pelo Diretor Enrico Lippi Ortolani e o Professor Bruno Cogliati.

Na USP, o roteiro da visita que ocorreu no dia 7 de abril incluiu a FMVZ e a Agência de Inovação, mas a comitiva visitou também a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e outras universidades.

Link 2

Os professores Bruno Cogliati e Mathieu Vinhen, e os alunos que fazem parte do convênio firmado em 2013

Foto: Paulo Rogério Soares/FMVZ-USP

Na FMVZ eles conheceram a infraestrutura e procuraram identificar formas de ampliação do convênio que existe desde 2013, e é o único em andamento com instituições brasileiras. Atualmente, o Dr. Mathieu Vinhen, do curso de Ciências Farmacêuticas na VUB e Professor Visitante da USP, está desenvolvendo um projeto de pesquisa em colaboração com o Professor Bruno Cogliati, no Departamento de Patologia da FMVZ. O objetivo é a busca de biomarcadores e alvos terapêuticos em doenças hepáticas agudas e crônicas, principalmente relacionados às proteínas conexinas e panexinas, envolvidas na comunicação intercelular.

O projeto, que possui financiamento da Fapesp (Projeto Temático - Categoria SPEC) e European Research Council (ERC), conta com a participação de dois alunos de doutorado, cinco de iniciação científica e dois pós-doutorandos (brasileiros), além de três alunos de doutorado da Bélgica que participam do Programa de Duplo Diploma entre a FMVZ e a VUB.